Iniciar um negócio online é relativamente fácil. Já fazer com que ele tenha sucesso não é tão fácil assim. Encontrar o fornecedor certo é parte essencial para quem deseja lançar uma loja virtual e obter o retorno do investimento.
Por isso hoje vou compartilhar com você 9 pontos a serem avaliados na hora de decidir colocar em prática seus planos de ter um e-commerce.
1. Hospedagem
Um site de comércio eletrônico precisa ter um servidor de hospedagem de alta velocidade com disponibilidade mínima de 99%. É uma questão de infraestrutura essencial para manter seu e-commerce online e influencia também na velocidade de resposta das páginas.
2. Qualidade do design
Criar um site atraente e com aparência profissional é fundamental para causar boa impressão nos visitantes da sua loja online. Nesse quesito além de imagens bonitas e fidelidade a identidade visual da sua empresa, deve ser levada em conta a facilidade de utilização. Elementos com tamanhos que dificultam o clique ou toque ou então que ficam meio escondidos no layout geram abandono de visitantes.
3. Ferramentas de carrinho de compras
Seu carrinho de compras é o núcleo do seu negócio on-line. Você deve ser capaz de gerenciar perfeitamente o inventário, rastrear pedidos e manter perfis de clientes. Assim como um painel para o cliente acompanhar seus pedidos. Outros recursos a serem procurados incluem a capacidade de gerar e implementar descontos, códigos de cupom e programas de fidelidade, bem como a capacidade de alterar facilmente variáveis - como tamanhos, cores e opções de personalização - e calcular automaticamente custos de envio.
4. Ferramentas de conversão
Às vezes, os clientes precisam ser convencidos a fazer uma compra. Leve-os na direção certa e feche a venda com ferramentas de conversão, como análises de compradores, recomendações, comparações de produtos, listas de desejos, histórico de visualizações e muito mais.
5. Sistemas de pagamento
Uma característica muito importante a considerar é o sistema de pagamento da sua loja virtual. Para aumentar as vendas, os clientes devem poder pagar com seu método de pagamento preferido o mais rápido possível. Pergunte ao fornecedor que tipos de opções de pagamento ele aceita, como cartões de crédito ou pagamentos móveis, e carteiras digitais como PayPal e Google Wallet. Para cartões de crédito, pergunte quais gateways de pagamento o fornecedor usa e se depende de um processador interno de cartão de crédito ou de um fornecedor externo. Como as informações de você e de seus clientes são tratadas e o sistema pode se integrar facilmente à sua conta bancária ou comercial?
6. E-commerce responsivo
O comércio móvel (m-commerce) está em ascensão. Fique à frente da concorrência escolhendo um serviço que oferece uma loja móvel, para que você possa alcançar mais clientes nos dispositivos que eles mais usam. Os recursos úteis do m-commerce incluem designs responsivos para otimizar a aparência da sua loja com base no dispositivo que está sendo usado, opções para pagamentos móveis e a capacidade de gerenciar sua loja a partir do seu telefone móvel.
7. Ferramentas de marketing e análise
A execução de um site de comércio eletrônico se assemelha com a execução de qualquer outro site - você precisará das ferramentas certas de marketing e análise para fazê-lo funcionar e medir seu sucesso. Algumas ferramentas a serem pesquisadas são a otimização de mecanismo de pesquisa (SEO), para ajudá-lo a ter uma classificação alta no Google, Bing, Yahoo e outros mecanismos de pesquisa; sistemas de gerenciamento de conteúdo para blogs e outras campanhas de marketing de conteúdo; recursos internos de marketing por e-mail; e integração de marketing de mídia. Você também deve procurar análises robustas que possam fornecer informações sobre tudo, desde tráfego e visitantes até o comportamento do cliente e como isso se traduz em vendas.
8. Suporte ao Cliente
Se você precisar de suporte técnico ou tiver dúvidas sobre cobrança, é sempre frustrante quando um provedor de serviços está inacessível. Nem todas as soluções de comércio eletrônico têm o mesmo nível de suporte ao cliente; portanto, verifique se a que você escolhe está lá quando precisa de ajuda.
9. Segurança
Em um comércio eletrônico é essencial que você mantenha seus dados e as informações de seus clientes em segurança. Escolha uma solução segura que esteja em conformidade com o setor de cartões de pagamento (PCI), proteção de camada de soquete seguro (SSL) e pontuação de fraude. O backup de dados e a recuperação de desastres também são necessários para qualquer provedor de soluções de comércio eletrônico.
As estratégias e ferramentas digitais são o motor que você precisa. Para funcionar é preciso contar com uma equipe profissional. Entre em contato, vamos conversar!