Há 10 anos atrás, a única maneira de uma empresa estar presente na internet era através de um site.
Hoje existem múltiplos canais no digital para conectar-se a seus potenciais clientes.
Com isso vem a pergunta: compensa ter um site?
Para responder a esta pergunta de forma profissional, é preciso levar em consideração alguns fatores:
- Entender a dinâmica das plataformas digitais
- Saber o comportamento digital do seu potencial cliente
- Recursos
- Seu produto ou serviço
O CENÁRIO DIGITAL
Existem duas grandes vias de acesso na internet: Google e Redes Sociais
No Google você pesquisa quando tem dúvidas, para encontrar onde fica determinado lugar, quando precisa comprar algo.
Nas Redes Sociais você entra para saber o que seus amigos ou celebridades estão fazendo, interagir com seu círculo social, saber das novidades.
E assim agem seus potenciais clientes.
Uma analogia pensando no usuário, é como se a pessoa estivesse na rua: no Google é ela na calçada em busca de uma loja que atenda a sua necessidade. Nas Redes Sociais é alguém interrompendo sua caminhada para oferecer um produto.
De toda forma é possível ter ótimos retornos tanto com site quanto com redes sociais. E para isso é preciso levar em consideração o que sua empresa oferece.
COMO OS USUÁRIOS UTILIZAM CADA CANAL
As redes sociais funcionam muito bem para o setor de comércio com recursos como vídeos, marcações e uma linguagem cotidiana com a possibilidade de interações pelos comentários.
O ponto negativo é que você esta disputando a atenção do usuário com dezenas de outras distrações e anunciantes.
Pela própria natureza dinâmica das redes sociais, os conteúdos normalmente precisam ser diretos e curtos (exceção para lives). E é algo que você precisa estar constantemente alimentando para ser lembrado pelos seus seguidores.
No site a dinâmica é diferente. Ao acessar um site a pessoa esta disposta a ouver seus argumentos com muito menos distrações. Você tem a chance o seu serviço ou produto de maneira completa com textos, vídeos, imagens e até áudio. E ainda oferecer canais de contato como chat, link para whatsapp e formulário de contato.
SEU PRODUTO OU SERVIÇO
Qual a complexidade do seu produto ou serviço?
Vender um mouse, por exemplo, é questão de mostrar ele e o valor. Não há muito o que explicar sobre como funciona e o do que é feito.
Diferente se você esta vendendo uma bicicleta, onde é preciso explicar sobre estrutura, aro, freios, marchas, aerodinâmica.
O mesmo para serviços: jardinagem é de baixa complexidade, já automação industrial não tem como vender com apenas um post do Instagram.
Quanto mais detalhes e variáveis estiverem envolvidas na solução que você vende, mais provável que um site seja mais eficaz do que as redes sociais.
As estratégias e ferramentas digitais são o motor que você precisa. Para funcionar é preciso contar com uma equipe profissional. Entre em contato, vamos conversar!