Ter uma marca forte pode parecer um luxo que apenas os grandes nomes podem pagar, mas isso está longe de ser verdade. Uma marca tem menos a ver com a reputação de sua empresa e mais com o que a torna única, confiável e relacionável.
Como você pode criar uma presença forte e impactante mesmo com pouco orçamento? Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar:
A identidade da sua empresa
Vamos começar com o básico: sua marca é a imagem que você deseja que os clientes vejam quando interagem com sua empresa. É assim que você quer que as pessoas se lembrem de você quando estão submersas em mensagens promocionais vindas de todos os lados. Uma marca forte reflete a identidade da sua empresa, respondendo às seguintes perguntas:
Quem é você: Qual é o objetivo e o caráter do seu negócio?
O que o torna único: e o seu negócio, produto ou serviço é diferente de todos os outros?
O que você valoriza: Sua empresa tem uma postura apaixonada sobre certas qualidades ou tópicos que ressoam com seus clientes?
Respostas claras e concisas a essas perguntas criam uma boa estrutura para começar. Isso ajudará não apenas os aspectos visuais da sua marca, mas também o guiará em seu tom de voz e nas conversas que você tem com os clientes.
De certa forma, construir uma marca é como criar uma personalidade. Sua marca deve ter voz, expressar um estilo único e evocar certas emoções que ajudarão a criar confiança. Ajude seus clientes a entender seus negócios, dando a eles uma personalidade para se conectar e conversar. Verifique se essa personalidade é alguém com quem seus clientes ideais gostariam de interagir.
Esta etapa também pode ajudá-lo a manter o controle do seu PR - consultar a persona da sua marca para manter a consistência com as mensagens que você compartilha com o público. Qualquer ação ou decisão comercial que não se alinhe bem à personalidade da marca pode agir como um sinal de aviso de que você não está sendo autêntico e, portanto, pode prejudicar a confiança.
Encontrar seu estilo pode levar algum tempo, mas, quando você acertar, naturalmente complementará seus esforços de negócios e o representará de uma maneira memorável. Considere isso: quais associações você deseja que os clientes tenham com sua empresa? A lista de características varia de brincadeira infantil a comportamento estritamente corporativo. Encontrar aqueles que se encaixam perfeitamente a você e seu público-alvo o guiará no humor que você deseja criar com seus visuais.
Defina o tom
Interagir com o seu público significa comunicação consistente e autêntica em várias frentes: conteúdo do seu site ou blog, mensagens promocionais ou conversas que você tem com os clientes ao responder a perguntas ou comentários.
Uma parte essencial da personalidade da sua marca é como ela se expressa. Seu tom consiste em sua escolha de palavras, sobre o que você decide falar e como enquadra seus tópicos. Algumas marcas adotam uma abordagem mais bem-humorada e têm uma nota alegre com suas mensagens. Outros adotam uma postura mais séria e mantêm as coisas estritamente acadêmicas ou profissionais. Tudo depende de quem você está falando e o que deseja alcançar.
Mantenha-se consistente em sua comunicação
Internamente, as empresas são como um relógio construído a partir de centenas de peças menores. Porém, não é assim que sua empresa é vista pelos clientes de fora. Eles veem o todo coeso e quão bem as coisas sincronizam juntas podem ter um forte impacto sobre se gostam ou não de você. É por isso que você precisa se certificar de que tudo o que você faz se alinha e não há contradições que possam prejudicar seus clientes.
Uma maneira de abordar essa tarefa é montar um guia de estilo para situações em que você está se comunicando com conteúdo visual e escrito. Considere este documento como um roteiro que registra o processo de A a Z - descrevendo sua estratégia de marca, listando os prós e contras e destacando os slogans, mensagens e idéias mais importantes para sua marca. Essa etapa é particularmente útil quando várias pessoas gerenciam seus canais de comunicação simultaneamente e você precisa mantê-los na mesma página.
Divulgue seu negócio
Pense nas mídias sociais como outra plataforma para ser criativo, envolvente e único. Se não, seus concorrentes provavelmente o farão.
Você precisa divulgar sua empresa, não apenas para promover seu produto ou serviço, mas também para criar uma conversa com seu público. Ouvir atentamente o que os clientes estão falando é essencial para entender seus interesses e pontos problemáticos - tópicos que você deseja abordar com seu produto ou com seu conteúdo promocional.
O que lhe dará a vantagem real é abordar as plataformas estrategicamente. Eles não são iguais e cada um tem sua contribuição exclusiva para sua presença online. Dependendo do tipo de negócio que você administra e dos resultados que deseja alcançar, pode ser necessário investir mais recursos em um do que em outro.
Ao longo da jornada da marca, você não apenas melhorará a maneira como as pessoas percebem seus negócios, mas também descobrirá novas oportunidades para agregar valor aos seus clientes e se envolver genuinamente com eles. Não deixe de experimentar e buscar idéias que outras pessoas nunca haviam explorado antes. Sua empresa merece uma personalidade única e insubstituível.
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