Como a fraude de clique em campanhas PPC funciona

Como a fraude de clique em campanhas PPC funciona

Como a fraude de clique em campanhas PPC funciona

Seu negócio utiliza campanhas patrocinadas no Google Ads ou Bing Ads? Estima-se que pelo menos 20% do seu orçamento é "roubado" por fraudes de cliques. Neste artigo você conhecerá as principais estratégias utilizadas para fraudar campanhas PPC e o que você pode fazer a respeito.

À medida que as campanhas de PPC (pay per click) se tornam mais complexas, permitindo diferentes formas de segmentar dados demográficos e várias maneiras de pagar por nossa publicidade, a fraude de cliques se tornou mais sofisticada.

Mas o que é uma fraude de cliques?

Simplificando, a fraude de clique é o clique fraudulento em um anúncio de pagamento por clique que foi projetado para desviar ou afetar negativamente o orçamento dos anunciantes.

Pode haver várias razões pelas quais você recebe cliques falsos em sua campanha PPC, variando de bots automatizados simples a práticas mais vingativas. Quando considerar que o preço de algumas palavras-chave no Google Ads (anteriormente conhecido como AdWords) pode ser de US $ 10 ou US $ 20, em breve você verá por que vários cliques fraudulentos podem realmente começar a adicionar um problema maior.

Em 2017, estimou-se que cerca de 1 em cada 5 cliques em uma campanha de publicidade PPC era fraudulento em alguma capacidade. Desde então, as técnicas se tornaram mais avançadas e o grande volume de atividades fraudulentas on-line aumentou. Algumas estimativas da fraude moderna por cliques colocam a quantidade de atividades fraudulentas em 1 em cada 3 cliques.

Quais são as principais fontes de cliques falsos ou fraude de cliques?
Se clicar repetidamente no anúncio de alguém parecer muito trabalho duro, você está certo. Um concorrente que clica no seu anúncio cinco ou dez vezes por dia pode ser uma gota no oceano para os seus gastos com publicidade, mas existem maneiras mais prejudiciais de criar cliques falsos.

Bots e rastreadores da Web

Projetado para rastrear a Web em busca de informações, geralmente para fins de spam ou coleta de dados. Pode haver bots "amigáveis", que apenas procuram raspar as informações de contato, por exemplo. Ou bots deliberadamente vingativos, que têm o único objetivo de clicar em seus anúncios centenas ou milhares de vezes para esgotar seu orçamento.

A questão do tráfego de bot é complexa, com os bots apresentando uma enorme variedade de sabores. Dê uma olhada no nosso guia sobre tráfego de bot para entender esse problema com mais detalhes.

Fazendas de cliques

Configurações automáticas ou fábricas com alimentação humana projetadas para clicar várias vezes nos links especificados. Sim, eles existem, geralmente em países em desenvolvimento, onde as pessoas podem receber apenas US$ 5 por 100 cliques.

Os farms de cliques são usados ​​por todos os tipos de empresas, geralmente para aumentar seus seguidores ou engajamento, e podem ser contratados para realizar várias ações, como curtir contas de mídia social, assistir vídeos, compartilhar links ou informações, deixar comentários e, é claro, clicar em em anúncios PPC várias vezes.

Embora a maior parte dos farms de cliques possa ser baseada em países em desenvolvimento, tem havido casos crescentes de farms de cliques na Europa e nos EUA. Ao conectar telefones e tablets a um computador, você pode automatizar a atividade de centenas de pessoas.

Redes de bots

Gangues criminosas estabelecem uma mistura de sites de editores e bots automáticos para fraudar anunciantes. Um dos mais conhecidos é o Methbot, uma rede sofisticada de bots de fraude, com uma configuração complexa projetada para coletar fraudulentamente o pagamento em visualizações de vídeo usando uma rede de computadores. Pensa-se que se originou na Rússia, estima-se que o methbot fature entre US $ 5 e 6 milhões por dia em cliques fraudulentos.

Fraude de anúncios

Os editores criam um site projetado para hospedar anúncios de banner e texto e canalizam cliques falsos pelo site para receber um pagamento. A fraude de anúncios geralmente envolve a colocação de anúncios em sites com poucas chances de o tráfego genuíno conseguir encontrá-lo, mas com a oportunidade de o proprietário do site maximizar sua receita.

Como um problema complexo com muitos tópicos, você pode conferir nosso guia de fraude de anúncios para obter mais informações.

Concorrentes

Seu concorrente direto pode tentar extrair seu orçamento de PPC para que o anúncio deles seja mais alto nas pesquisas relevantes. Eles podem simplesmente clicar no seu anúncio sempre que o visualizarem ou podem instruir todos no escritório a clicar no seu anúncio - o que pode ser potencialmente bastante prejudicial.

Embora os concorrentes possam tentar aumentar manualmente seus gastos com PPC, você pode achar que essa é uma medida temporária ou prática ocasional. Existem algumas etapas simples para minimizar sua exposição a isso, que veremos mais adiante.

Erro humano

As pessoas que pesquisam algo podem clicar acidentalmente no seu site nos SERPs, mas depois clicar novamente. Eles podem nem perceber que é um anúncio pago. Tecnicamente, isso não seria classificado como fraude por clique, mas como um clique inválido. Não existe sabotagem estratégica aqui, é simplesmente um erro, embora erros repetidos possam custar aos anunciantes uma quantia justa de dinheiro.

Por vingança

Seu ex-funcionário, cliente insatisfeito ou mesmo seu ex-sócio podem ter um motivo para clicar várias vezes no seu anúncio apenas para fazer gerar perdas.

É realmente um problema tão grande?
Agora, você provavelmente está se perguntando: isso é realmente algo que as pessoas fazem?

Se você ainda não fez, faça uma pesquisa rápida por "comprar cliques". O que você encontrará é toda uma indústria criada com base no tráfego de sites falsos, geralmente projetada para aumentar as visualizações nos sites ou aumentar a popularidade das contas de mídia social. Sites como o Fiverr oferecem muitas opções para os usuários comprarem "curtidas" ou tráfego no site. E a maioria desses serviços pode, é claro, ser usada maliciosamente.

Muitos profissionais de marketing também podem executar bots para encontrar novos clientes ou criar uma lista de email que eles possam vender. Esses bots simples podem não ser fraudulentos, mas com um número suficiente deles, você pode estar perdendo muito dinheiro com os visitantes que não compram o site.

Os bots podem ser usados ​​de várias maneiras e são peças de programação relativamente simples, o que significa que praticamente qualquer pessoa com um nível decente de conhecimento em codificação pode criar seu próprio bot. Você também pode comprar bots de várias fontes, desde pesquisas a propósitos mais nefastos.

Está provado que a maior parte do tráfego da Internet é na verdade bots, com algumas fontes estimando 40% e outras colocando o número acima de 50%. Portanto, quando você pretende executar sua próxima campanha de PPC, esse é definitivamente um problema que você terá que ter em mente.

Aqueles que executam uma campanha PPC podem achar que a quantidade de cliques fraudulentos fica em torno de 20% do tráfego total. Lembre-se de que o Google não se refere à prática como "fraude de cliques", mas prefere o termo "cliques inválidos". Isso abrange todas as bases, desde cliques errados genuínos até o bot vingativo real ou tráfego de farm de cliques.

Quem é afetado pela fraude de clique?
Você pode pensar que a fraude por clique é o tipo de coisa que realmente afeta apenas os meninos grandes; as Amazonas, Citibanks e Hiltons deste mundo. Obviamente, eles estão na linha de fogo, pois segmentam palavras-chave de alto valor. Mas, na realidade, todos os negócios on-line correm o risco de fraude de cliques, em algum grau ou outro.

A fraude de cliques automatizada não discrimina, com os robôs frequentemente vasculhando a web em busca de termos de pesquisa específicos. Até cliques acidentais podem realmente aumentar se o seu banner ou resultado patrocinado estiver em um setor competitivo.

Porém, existem três setores em particular, que são mais vulneráveis ​​à fraude por clique do que outros. De acordo com um relatório de fraude de cliques da Bloomberg de 2015, os três setores ou categorias de negócios mais afetados são finanças, família e alimentos. A razão para isso é que todos eles têm um CPC (custo por clique) e um volume de pesquisa relativamente altos.

Um setor com uma quantidade enorme de tráfego e palavras-chave caras significa mais espaço para os fraudadores se esconderem. Isso também significa menos risco de ser pego e um pagamento maior. 

Não importa quanto pouco ou quanto dinheiro seja gasto em campanhas, uma coisa é certa. Toda empresa que usa redes PPC como Google AdWords ou Bing Ads é vulnerável a fraudes por clique ou foi vítima de fraude por clique.


Quer crescer?

As estratégias e ferramentas digitais são o motor que você precisa. Para funcionar é preciso contar com uma equipe profissional. Entre em contato, vamos conversar!

(54) 9 9122-7669

z Whastapp