7 benefícios dos chatbots para o SEO e a experiência do usuário do seu site

7 benefícios dos chatbots para o SEO e a experiência do usuário do seu site

7 benefícios dos chatbots para o SEO e a experiência do usuário do seu site

Os chatbots estão sendo cada vez mais utilizados pelas marcas para oferecer uma experiência perfeita ao cliente e, por sua vez, aumentar seus esforços de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO). Do lado do cliente, os chatbots estão sendo bem aceitos, e os usuários estão começando a preferir esse canal de comunicação para taxas de resposta mais rápidas, melhor experiência de navegação no site e grande satisfação do usuário.

Agora que você tem uma boa compreensão de por que os chatbots são fundamentais para o crescimento da comunicação, suporte ao cliente e estratégia de marketing da sua marca, vejamos os sete principais benefícios do uso de chatbots para o seu site.

Por que usar chatbots para SEO e experiência do usuário do seu site

1. Engajamento do cliente aprimorado e funcionalidade de pesquisa
Se você está preocupado com a qualidade do engajamento do cliente usando chatbots, considere o seguinte: de acordo com um estudo, 87,2% dos consumidores têm experiências neutras ou positivas com chatbots.

Em outras palavras, os clientes gostam de conversar com chatbots. Existem inúmeras razões para isso:

Os chatbots oferecem serviço 24-7/365, que é o benefício número um do uso de chatbots de acordo com os usuários. Além disso, os bots atuam como uma ótima ferramenta para oferecer resolução de consulta instantânea e eficaz.

De acordo com a pesquisa, 68% dos consumidores gostam de chatbots porque respondem rapidamente, tornando-os obrigatórios para sites de todas as formas, formatos e tamanhos. Eles capacitam os clientes a obter respostas para perguntas básicas do tipo FAQ com grande facilidade.

Por fim, eles permitem que os clientes procurem respostas rapidamente com grande precisão e autoatendimento, em vez de esperar que o agente os ajude. Essa experiência aprimorada e precisa do usuário pode aumentar as taxas de engajamento do cliente.

E todos esses esforços e vantagens podem levar a uma melhor experiência do cliente e melhores classificações de SEO.

Dica profissional: não basta integrar um chatbot no seu site achar que esta tudo feito. Você precisa medir ativamente o desempenho do engajamento do usuário, aproveitando o software de análise de engajamento do cliente. Portanto, certifique-se de fazer sua lição de casa e investir em uma ferramenta robusta.

2. Aumento do tempo de permanência no site

Se você deseja aumentar seus esforços de SEO, precisa garantir que os clientes passem tempo de qualidade em seu site. Para classificar seu site nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs), o Google analisa o tempo gasto pelos usuários em sua página de destino para analisar se os clientes estão gostando do site (ou não). Se os usuários estão abandonando o site na velocidade da luz, seu SEO sofrerá.

Em outras palavras, a quantidade de tempo que os clientes passam em seu site determinará seu SEO. É aqui que os chatbots podem ajudar.

Por exemplo, os chatbots podem oferecer suporte proativo e perguntar ao usuário se ele precisa de ajuda. Isso leva a um melhor envolvimento do usuário, o que, em última análise, aumenta o tempo de permanência do site do usuário.

3. Experiência de usuário personalizada
Uma das maiores vantagens de usar um chatbot para o seu site é a capacidade de personalizar a experiência de navegação do início ao fim.

Como a experiência do cliente em seu site melhora como resultado da personalização pontual, seus rankings SERP também aumentam.

4. Melhor Relacionamento com Clientes

Os chatbots ajudam na construção do relacionamento com o cliente. É por isso que eles são adições poderosas a qualquer site. Hoje, alguns chatbots avançados são programados, tendo em mente a personalidade da marca para aumentar o engajamento do usuário.

Os chatbots podem atuar como um guia virtual do cliente e fornecer ajuda 24 horas por dia. Além disso, esses bots nunca se cansam ou tiram licença médica ou pausas para o café. Isso permite que a marca forneça atendimento ao cliente à disposição do cliente e atenda às necessidades e consultas do usuário com o clique de um único botão, aprimorando a experiência do usuário e impulsionando a fidelidade do cliente à marca.

5. Funcionalidade aprimorada do site 
Os chatbots também são a ferramenta perfeita para melhorar a funcionalidade do seu site. Os chatbots podem guiar os usuários pelo funil de vendas e fornecer assistência imediata em pontos importantes da jornada do cliente.

Como resultado, a navegação no site do seu usuário se torna perfeita e linear e leva a uma experiência de usuário agradável. Todos esses fatores aumentam coletivamente a pontuação de usabilidade do seu site – um fator importante para impulsionar o SEO do seu site.

6. Classificações otimizadas do site
A matemática é simples: quanto melhor for a experiência do cliente, maiores serão suas chances de ter avaliações e classificações positivas em mecanismos de busca, aplicativos e plataformas de mídia social. Portanto, maior será sua classificação de SEO. Como você vê, a experiência do cliente e o SEO estão interligados e mutuamente inclusivos, e ambos podem ser aprimorados aproveitando um chatbot robusto alimentado por inteligência artificial (IA).

Por exemplo, os chatbots podem imitar sem esforço a experiência personalizada na loja pela qual os agentes da loja são conhecidos. Além disso, um chatbot pode fornecer navegação fácil de usar para o cliente. Ele permite que o cliente veja sua marca como uma empresa confiável e centrada no cliente e incentiva uma maior fidelidade à marca.

Em última análise, a publicidade boca a boca da sua marca se torna mais positiva por meio de avaliações e avaliações de usuários.

7. Coleta contínua de dados do usuário em tempo real
Por fim, é importante observar que no centro da experiência eficaz do cliente estão os dados em tempo real – dados que fornecem informações valiosas e acionáveis sobre os gostos, desgostos, preferências, pontos problemáticos etc.

Aqui também, os chatbots desempenham um papel central. Esses bots podem coletar, armazenar, analisar e extrair informações críticas centradas no cliente durante toda a jornada do comprador. Eles vasculham as conversas de bate-papo e fornecem detalhes sobre onde os clientes podem estar enfrentando problemas no site. Além disso, eles podem ser usados para administrar pesquisas em tempo real que realmente capturam o pulso do cliente.

Em palavras mais simples, os chatbots podem fornecer análises em tempo real sobre o que motiva o cliente e o que o afasta, levando a uma tomada de decisões de negócios informada e estratégica. Além disso, levam os clientes a pensar que a marca realmente se importa com eles e os faz sentir-se apreciados e ouvidos pela marca.

Claramente, os chatbots não estão mais sendo usados como meras ferramentas de atendimento ao cliente por organizações, grandes ou pequenas. Em vez disso, esses bots são cada vez mais multitarefas para aumentar as vendas, responder às perguntas dos clientes, personalizar a experiência do usuário, aumentar a satisfação do cliente e melhorar o SEO do site no processo. De acordo com estimativas, a taxa média de satisfação de chats somente de bots é de 87,58%.

Dito isso, é importante garantir que seu chatbot ofereça valor real à experiência de navegação do usuário, em vez de ser um incômodo, toda vez que um usuário fizer login em seu site. Portanto, revisite a estratégia de marketing do seu chatbot e pense em como você pode aproveitar essa ferramenta multifuncional para dar ao seu site o aumento de SEO necessário.

Percebe que um chatbot pode fazer a diferença no seu site ou e-commerce? Entre em contato com a Plus Web!


Quer crescer?

As estratégias e ferramentas digitais são o motor que você precisa. Para funcionar é preciso contar com uma equipe profissional. Entre em contato, vamos conversar!

(54) 9 9122-7669

z Whastapp