8 etapas para criar uma campanha de mídia social que dê resultados

8 etapas para criar uma campanha de mídia social que dê resultados

8 etapas para criar uma campanha de mídia social que dê resultados

O marketing de mídia social é a prática de usar canais de mídia social para vender ou promover uma marca, produto ou serviço.

O marketing de mídia social ajuda as empresas:

  • Aumentar o conhecimento da marca
  • Construir comunidades engajadas
  • Venda produtos e serviços usando soluções nativas de comércio social
  • Avalie o sentimento da marca por meio da escuta social
  • Fornece atendimento ao cliente em plataformas de mídia social
  • Anuncie seus produtos e serviços para públicos-alvo

O que é uma estratégia de mídia social?
Uma estratégia de mídia social é um documento que descreve seus objetivos de mídia social, as táticas que você usará para alcançá-los e as métricas que rastreará para medir seu progresso.

Sua estratégia de marketing de mídia social também deve listar todas as suas contas de mídia social existentes e planejadas, juntamente com metas específicas para cada plataforma em que você está ativo.

Finalmente, um bom plano de mídia social deve definir as funções e responsabilidades dentro de sua equipe e acompanhar com relatórios o avanço das estratégias. 

1. Defina o objetivo da campanha
O primeiro passo é colaborar com sua equipe nos detalhes da campanha. Você está promovendo um evento? Você está oferecendo um novo e-book ou download? Talvez você esteja trabalhando em uma campanha de doação social com um parceiro sem fins lucrativos. Seja qual for a campanha, entenda o objetivo final. Qual ação você deseja que o usuário ou seguidor execute ao ver sua postagem? O objetivo está claramente articulado, ao mesmo tempo que é divertido, interessante e digno de ser compartilhado? Como você medirá a eficácia da campanha?

Identifique esses detalhes importantes primeiro para ter uma ideia clara de para onde você está indo.

2. Decida como promover a campanha em cada canal
Agora é hora de decidir que tipo de conteúdo você precisará para cada canal de mídia social. Você pode querer criar um pequeno vídeo para o Facebook e Instagram. Um evento no Facebook precisará de uma imagem de banner especial. Também pode ser necessário criar imagens para Twitter e Pinterest. Entender o propósito de cada canal é a chave para fazer essa etapa funcionar.

A publicidade em mídia social é crítica se você realmente deseja que as pessoas vejam e interajam com suas postagens. Se você ainda não começou a usar as ferramentas de publicidade nativas de cada canal de mídia social, comece com apenas um canal e experimente descobrir o que funciona melhor para seu público e conteúdo. 

Depois de terminar o planejamento, vá para a próxima etapa!

3. Crie um calendário de conteúdo para a semana/mês
A próxima parte do processo de planejamento é traçar sua programação em um calendário. Em que dias da semana e horários você postará conteúdo em seus canais sociais? Que tipo de mensagem e texto criativo você usará para gerar engajamento? Você pode definir um esboço básico de como será cada dia da semana ou mês da promoção em um modelo de calendário, como o exemplo abaixo de uma de nossas campanhas.

4. Crie conteúdo visual de apoio
Agora é hora de criar todos os componentes visuais que você planejou nas etapas 2 e 3. Você não precisa de um designer gráfico para criar imagens envolventes. 

5. Programe postagens
Agora é hora de agendar! Você tem um plano. Você tem um calendário. Você tem um conteúdo incrível! Você está pronto para colocar tudo junto em sua ferramenta de agendamento de mídia social de escolha ou utilizar o próprio Studio Creator do Facebook.

6. Monitore e interaja
Não basta configurar e esquecer! As plataformas de mídias sociais são máquinas bem lubrificadas e, embora possam estar funcionando perfeitamente em segundo plano, você ainda precisa estar envolvido. Parte do gerenciamento de mídia social é simplesmente estar presente em seus perfis. Com as ferramentas de gerenciamento de que falamos anteriormente, você pode configurar alertas no telefone. Dessa forma, se alguém comentar sua postagem no Facebook ou responder no Twitter, você poderá responder rapidamente.

7. Acompanhamento após o evento ou promoção, se necessário
Se sua campanha for baseada em um evento, ou digamos, o lançamento de um novo produto, então pode fazer sentido acompanhar com fotos ou uma atualização. Se você fez um sorteio ou concurso, poste fotos do vencedor ou estatísticas sobre quantas pessoas participaram. Para um evento, você pode postar fotos do evento com uma recapitulação.

8. Análise e ajuste.
Reserve um tempo para revisar suas análises para ver o que funcionou e o que não funcionou. Talvez todas as suas postagens da manhã tenham funcionado muito bem e as do meio da tarde tenham fracassado totalmente. Ou um tipo de conteúdo visual ou mensagem teve maior envolvimento do que outro. Em seguida, use esse conhecimento para ajustar suas táticas para a próxima campanha.

Nem toda campanha de mídia social terá todas essas etapas, mas é uma boa linha de base. Sua atividade de mídia social deve estar totalmente integrada com seu plano geral de Marketing. O que significa não perder de vista seus objetivos finais para mais visitas, mais leads, mais clientes.

Quais são as suas dicas vencedoras para gerenciar mídias sociais como um chefe? Compartilhe suas idéias geniais nos comentários abaixo! 


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