Como diagnosticar e realizar a transformação digital na sua empresa

Como diagnosticar e realizar a transformação digital na sua empresa

Como diagnosticar e realizar a transformação digital na sua empresa

Transformação digital é o processo de usar tecnologias digitais para criar novos - ou modificar - processos de negócios, cultura e experiências de clientes existentes para atender às mudanças nos requisitos de negócios e de mercado. 

A transformação digital transcende funções tradicionais como vendas, marketing e atendimento ao cliente. Em vez disso, a transformação digital começa e termina com a forma como você pensa e se envolve com os clientes. À medida que passamos do papel para as planilhas e delas para aplicativos inteligentes para gerenciar processos temos a chance de repensar como fazemos negócios - como envolvemos nossos clientes - utilizando a tecnologia.

As transformações digitais reformularam a maneira como as empresas abordam o atendimento ao cliente. O modelo antigo era esperar que os clientes o encontrassem, pessoalmente ou ligando para um número 0800. Mas a ascensão da internet mudou os serviços, a publicidade, o marketing e até as vendas e o atendimento ao cliente.

Toda transformação digital vai começar e terminar com o cliente.

Sinais de que uma empresa precisa de uma transformação digital
Os sinais de que sua empresa precisa de uma transformação digital podem aparecer em diferentes partes da sua organização. Se manifestam como um conjunto diversificado de problemas de negócios.

Se um ou mais itens de nossa lista abaixo parecer verdadeiro no cenário atual da sua empresa, talvez seja hora de pensar seriamente no desenvolvimento de uma estratégia de transformação digital.

Você não está recebendo as referências que costumava receber. Agora, mais e mais referências são compartilhadas on-line, via mídia social, aplicativos, email e mensagens. Se sua empresa não tiver uma presença digital forte e fácil de compartilhar, você poderá perder referências.
Negócios recorrentes não está se repetindo como antes. Os clientes que não voltam a fazer negócios com você novamente não são necessariamente um sinal de que seus produtos e serviços não estão medindo. A perda de repetição de negócios pode ser devida a promoções dos concorrentes, falta de comunicação de acompanhamento da sua parte ou vários outros motivos. Uma transformação digital da sua estratégia de mensagens pode esclarecer o que esta gerando este problema.
As promoções testadas e verdadeiras não estão mais gerando leads. Por que suas promoções matadoras não são mais eficazes? Você está medindo o impacto delas? É difícil identificar o impacto das campanhas impressas, e mesmo as melhores estratégias digitais do ano passado podem não ser mais eficazes. Se suas promoções não gerarem leads, talvez seja hora de uma nova abordagem de baixo para cima para o marketing.
As reclamações entre departamentos estão aumentando, devido à falta de colaboração e compartilhamento de informações, equipes operando em silos e assim por diante. Colaboração é a palavra operativa nas culturas progressivas de negócios de hoje, e é fundamental tirar os dados dos silos e diante de quem precisa deles. No centro de todas as bases digitais, há um plano para tornar os dados comerciais acessíveis e úteis nos departamentos.
Seus sistemas de tecnologia parecem velhos - os funcionários estão solicitando recursos aos quais estão acostumados nos aplicativos de consumo. As planilhas são ótimas, mas você não deve usá-las para tudo. Aplicativos de negócios modernos que atendem a necessidades específicas, se integram para o compartilhamento de dados e oferecem experiências fáceis de usar em computadores e dispositivos móveis. Se sua tecnologia atual não oferece aos funcionários a maioria, se não todas, das opções acima, talvez seja hora de procurar uma plataforma de tecnologia que possa.
Indo além da superfície para entender as causas principais desses problemas, muitas vezes leva à percepção de que você não tem a visibilidade adequada dos dados comerciais necessários para tomar boas decisões. Muitas PMEs são construídas com uma colcha de retalhos de aplicativos que não se comunicam. A correção da infraestrutura de tecnologia para facilitar o compartilhamento e a análise de dados nos negócios é um passo fundamental para uma tomada de decisão melhor e mais informada.

Uma estratégia de transformação digital é uma estratégia de transformação de negócios.

Vinte e um indicadores de sucesso para a transformação digital

Dentre as empresas que conseguem realizar a virada de chave para otimizar seus processos com a transformação digital é possível identificar características em comum:

  1. Implemente ferramentas digitais para tornar as informações mais acessíveis em toda a organização.
  2. Envolva os líderes da iniciativa (líderes de iniciativas digitais ou não digitais que fazem parte da transformação) para apoiar a transformação.
  3. Modifique os procedimentos operacionais padrão para incluir novas tecnologias digitais.
  4. Estabeleça uma história clara da mudança (descrição e caso das mudanças que estão sendo feitas) para a transformação digital.
  5. Adicione uma ou mais pessoas familiarizadas ou muito familiarizadas com as tecnologias digitais à equipe principal.
  6. Os líderes envolvidos em funções específicas da transformação incentivam os funcionários a desafiar as antigas formas de trabalho (processos e procedimentos).
  7. Os gerentes seniores incentivam os funcionários a desafiar maneiras antigas de trabalhar (processos e procedimentos).
  8. Redefina as funções e responsabilidades dos indivíduos para que eles se alinhem aos objetivos da transformação.
  9. Ofereça aos funcionários oportunidades para gerar idéias de onde a digitalização pode apoiar os negócios.
  10. Estabeleça uma ou mais práticas relacionadas a novas maneiras de trabalhar (como aprendizado contínuo, ambientes de trabalho físicos e virtuais abertos e mobilidade de funções).
  11. Envolva os funcionários em funções de integrador (funcionários que traduzem e integram novos métodos e processos digitais nas formas existentes de trabalhar para ajudar a conectar as partes tradicionais e digitais dos negócios) para apoiar a transformação.
  12. Implemente a tecnologia de autoatendimento digital para uso dos funcionários e parceiros de negócios.
  13. Envolva o líder de um escritório de gerenciamento de programas ou escritório de transformação (líder em tempo integral da equipe ou escritório dedicado a atividades relacionadas à transformação) para apoiar a transformação.
  14. Os líderes em funções específicas da transformação se envolvem mais no desenvolvimento das iniciativas de transformação digital do que nos esforços de mudança anteriores.
  15. Líderes em funções específicas de transformação incentivam seus funcionários a experimentar novas idéias (como a criação rápida de protótipos e a permitir que os funcionários aprendam com suas falhas).
  16. Os gerentes seniores se envolvem mais em iniciativas digitais do que nos esforços anteriores de mudança.
  17. Os líderes em funções específicas da transformação garantem a colaboração entre suas unidades e outras pessoas da organização quando os funcionários estão trabalhando em iniciativas de transformação.
  18. Os gerentes seniores garantem a colaboração entre suas unidades e outras em toda a organização.
  19. Envolver os gerentes de inovação tecnológica (gerentes com habilidades técnicas especializadas que lideram o trabalho em inovações digitais, como o desenvolvimento de novos produtos ou serviços digitais) para apoiar a transformação.
  20. Os gerentes seniores incentivam seus funcionários a experimentar novas idéias.
  21. Os gerentes seniores estimulam um senso de urgência dentro de suas unidades para fazer as mudanças na transformação.

A transformação digital de uma empresa não acontece da noite para o dia. É preciso muito planejamento e profissionais qualificados para executar as mudanças necessárias.

Nas áreas de marketing e vendas, os ganhos acontecem quando são utilizados os recursos e possibilidades digitais como website, automação de marketing, e-mail marketing, mídia paga dentre outros.

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