Como definir orçamento para investir em marketing

Como definir orçamento para investir em marketing

Como definir orçamento para investir em marketing

Algo que vemos muito no marketing digital são as marcas que pensam que precisam utilizar todos os canais de marketing para obter sucesso. O problema é que a maioria das empresas não tem orçamento para executar adequadamente as campanhas nessa escala. Eles acabam se esforçando demais - executando campanhas medíocres em muitos canais, em vez de investir em uma excelente execução em algumas áreas-chave. Também é verdade que nem todos os canais serão relevantes para o público de todas as marcas, nem apoiarão adequadamente os objetivos de marketing exclusivos de cada marca.

Quando se trata de alocar seu orçamento de marketing digital, você precisa ser estratégico em como e onde investir. Aqui estão as etapas que você deve seguir para garantir que seu orçamento seja bem gasto.

Objetivos definidos

O primeiro passo é reservar um tempo para descrever claramente as prioridades da sua marca. É importante entender quais são seus principais objetivos se você deseja alocar adequadamente seus gastos com marketing. Se você não tiver uma imagem clara de quais são seus objetivos, nunca poderá esboçar um plano sobre como alcançá-los.

De um modo geral, a maioria das marcas geralmente tem um dos dois objetivos principais:

1. Reconhecimento da marca

2. Vendas

Dentro desses objetivos amplos, haverá muitos objetivos menores. Aqueles podem ser algo como isto:

1 - Reconhecimento da marca

  • crescimento seguidor social;
  • compromisso social;
  • downloads / visualizações de conteúdo;
  • compartilhamentos de conteúdo.

2 - Vendas

  • conversão de compradores iniciantes;
  • aumentar o tamanho do carrinho de compras (upsells);
  • reter clientes.

Compreender os objetivos da sua empresa é fundamental para entender como o orçamento em marketing deve ser investido. O reconhecimento da marca é um objetivo que pode incluir a alocação de fundos para criação de conteúdo e, posteriormente, para ampliação de conteúdo por meio de promoção paga. Marcas estabelecidas que lutam para converter públicos-alvo em clientes podem concentrar os fundos de marketing em otimização de conversões, marketing para dispositivos móveis ou pesquisa paga.

Avaliar campanhas prévias

Para determinar para onde seu orçamento de marketing deve ir a seguir, é essencial fazer um balanço de onde esteve - especificamente quanto foi investido anteriormente em cada canal de marketing e até que ponto esse canal contribuiu para o sucesso geral de suas campanhas.

A revisão de campanhas anteriores permitirá que sua marca identifique:

  • Áreas em que dinheiro pode ter sido desperdiçado em campanhas que não geraram vendas nem impactaram significativamente outros canais de marketing;
  • Canais com suporte insuficiente que apresentaram desempenho positivo e/ou retorno;
  • Canais em que os objetivos da campanha foram atingidos.

Definição do orçamento

Como agência de marketing digital, quando encontramos novos clientes, uma das primeiras perguntas que ouvimos com frequência é "Quanto devo gastar em marketing digital?" A verdade é que simplesmente não existe uma resposta rápida para essa pergunta específica. O que você pode gastar é exclusivo da sua marca e dependerá de vários fatores - financiamento de inicialização, receita atual e objetivos de negócios, entre outros.

No entanto, pode ser útil considerar alguns benchmarks do orçamento de marketing e ver como os gastos projetados se comparam. Ao fazer isso, você terá uma noção de se seu orçamento está alinhado com a concorrência.

Via de regra, empresas com modelo de negócios voltado a consumidor final (B2C) precisam investir um valor maior do que empresas que vendem para consumidores corporativos (B2B). Além disso tamanho da empresa, faturamento e lucratividade, influenciam diretamente na definição da verba. 

Você pode se basear nos seguintes valores médios: 

  • B2B investem uma média de 8% de seu faturamento
  • B2C em média 9,2% do faturamento

Se a empresa é nova no mercado, terá que investir mais nas estratégias de marketing até se consolidar no setor e na mente do consumidor. 

Distribuição

O processo de delinear suas prioridades e objetivos de negócios deve fornecer uma ideia clara de quais canais de marketing serão mais importantes para alcançar seus objetivos. Comece a determinar como você irá alocar seus gastos com marketing, criando uma lista de todos os canais e táticas à disposição:


Em seguida, avalie quais canais terão maior impacto em suas metas. Lembre-se de que é muito melhor investir sabiamente em alguns canais do que distribuir muito seu dinheiro entre os canais que você não pode dar suporte total.

Também é uma boa ideia reservar alguns fundos que permanecerão não alocados. Você pode usar esse dinheiro para dar suporte a solicitações de última hora ou a novas iniciativas para as quais não foi possível planejar totalmente.

Avaliação

O sucesso de seus esforços não é algo que deve ser medido apenas no final de cada ano. Acompanhe suas campanhas continuamente e agende check-ins e avaliações formais ao longo do ano.

Cada marca é única e todos nós temos metas e objetivos diferentes para apoiar o crescimento de nossos negócios. A maioria também investe muito dinheiro em marketing para apoiar esse crescimento e é necessário garantir que o dinheiro seja bem gasto. A única maneira de fazer isso é ser estratégico sobre como o orçamento é alocado. Certifique-se de delinear claramente as metas e obter uma boa visão geral do cenário do marketing digital em seu setor.

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